terça-feira, 24 de janeiro de 2012

BIOTIPO E FAT!

Esse post vai ser especial, requer um pouco mais de atenção, para entender um assunto que parece ser simples mas não é beeeeeeeem simples assim, pois todos acham que "emagrecer" (perder todo tipo de peso, água, músculo, gordura) é a forma correta de "trincar o abdômen" não tem jeito, mas o sonho da maioria das pessoas é "não ter nadinha de barriga", "pancinha" "pneuzinhos" se livrar daquela aparência de "panetone" hehehe Aí todo mundo sai fazendo dietas Malucas, com poucas refeições, ou faltando muitos nutrientes, tudo o que você vai ganhar em troca é a FLACIDEZ generalizada e eu não sei o que é mais feio nesse mundo.

A primeira coisa que eu sempre digo, vamos primeiramente observar nosso corpo, conhecer os biotipos fisicos, isso aqui é o BE-A-BÁ galera, primordial para se ter noção de como nosso corpo funciona.
Identificando se você é um ECTOMORFO (A), ENDOMORFO (A), OU UM MESOMORFO (A), eu por exemplo sou uma Mesomorfa.
 Vejamos:

Olha tem muita gente que confunde isso aqui, Não se pode levar ao pé da letra, exemplo, todos nós acumulamos gorduras, um mais outros menos, e isso envolve diversos fatores, genética, metabolismo, tiroide, enfim.. Na questão do tipo físico, Observe bem, porque não é porque você tem gorduras que você seja um Endomorfo, não é que você seja magra porque é um ecto, envolve alimentação, o grau de sedentarismo, muitas coisas... 

ECTOMORFO

- Ectomorfos
- Magro, longilíneo
- Altura maior do que o peso, leves
- Baixo percentual de gordura
- Dificuldades em ganhar massa
- Aparência frágil
- Pele fina
- Postura curvada
- Peito plano
- Escápulas aladas
- Ombros estreitos e levemente caídos
- Ossos leves
- Articulações pequenas
- Braços, pernas, dedos e pescoço longos
- Cintura alta (tórax pequeno)
- Cabeça estreita
- Cabelos são finos e crescem rápido
- Metabolismo Rápido


Ectomorfos normalmente são pessoas sensíveis. Podem sentir mais frio do que o normal devido ao baixo percentual de gordura e calor em virtude da grande área corporal em relação a massa. Quando treinam pesado, atingem ótima definição muscular mas com pouca massa. Tem uma constituição física boa para esportes de resistência, demoram para cansar. 

Ecto famosos: Brad Pitt, Gisele Bundchen, Fernando Scherer, Lenox Lewis. A grande maioria dos nadadores são ecto, bem como as modelos femininas de passarela, jogadores de basquete e maratonistas. 

Animais ecto: Cães de corrida, guepardo, girafa.  



BOM para os Ectomorfos, a coisa é mais simples, Vocês são o que chamo de "Falsos Magros" quando estão com gorduras localizadas, pois meu querido, dependendo do seu grau de sedentárismo e pééééssima alimentação você pode ser um Falso Magro.

 Eu não indico um Ectomorfo "Falso Magro" que queira eliminar gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, a fazer uma dieta Low Carb, a fazer Cardio em Jejum, a tomar Thermogênicos, Enfim.. Porque, porque o problema real está na dieta, Não há metabolismo nessa vida que consiga queimar tanta porcaria que vocês devem comer, Comer fora do Horário e depois comer muito, Não tomar café da manhã direito, enfim diversas coisas o caso de vocês para perder gordura é o tipo físico mais fácil, basta:

 - CORTAR CARBOIDRATOS SIMPLES
 - GORDURA ANIMAL
 - COMER DE 3 EM 3 HORAS
- COMER BEM NO CAFÉ DA MANHÃ
- COMER CARBOIDRATO, PROTEÍNA E GORDURA BOA!

*UM TREINO ESPECIFICO PARA HIPERTROFIA, COM MAIS DESCANSO E MAIS PESADO!

Automaticamente você vai perder gordura assim que ganhar massa magra, sua luta é para o ganho de massa magra e não a perca de gordura, não fique com medo de engordar pois você já é magro, um "Falso Magro", existem Ectomorfas que tem mais Gordura corporal do que eu com 71kg.
Então pode confiar nessa informação: QUANTO MAIS MASSA MUSCULAR, METABOLISMO MAIS ACELERADO MAIOR A FACILIDADE EM QUEIMAR CALORIAS E DERRETER GORDURAS. É o que eu chamo de Troca, Você troca Gordura por Massa Magra! Só querer!

Suplementos Bacanas para esse tipo: WAXIMAIZE/DEXTROSE, CREATINA, PRÉ-TREINOS, WHEY PROTEIN CONCENTRADO, BLEND PROTEICO, CASEÍNA. 

MESOMORFO


> MESOMORFO: 
Características básicas: 
- Corpo atlético, forma retangular 
- Peso e altura equivalentes 
- Boa relação massa/altura 
- Boa massa muscular 
- Boa postura 
- Ganham músculos facilmente 
- Pele espessa 
- Acumulam mais gordura do que ectomorfos 
- Ombros largos 
- Cumprimento médio de braços e pernas 
- Boa estrutura óssea 
- Cintura baixa (tórax grande) 
- Ossos e músculos da face proeminentes 
- Cabeça em forma cúbica 
- Cabelos grossos 


Mesomorfos tendem a ter ótimos ganhos. Possuem boa definição muscular por natureza e atingem altos níveis de hipertrofia e explosão muscular. É, sem dúvida, o melhor biotipo para marombeiros. 

Meso famosos: Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Sylvester Stallone, Michael Johnson, fisiculturistas em geral. 

Animais meso: Pitbulls, leões, touros. 


Essa Sou Eu BIAH QUILES, sou Mesomorfa, tudo o que está relacionado ao tipo mesomorfo está de acordo com o que eu sou. realmente é verdade, eu nunca fui magra nem gorda, sempre fui GRANDE, nunca tive Estrias, ombros largos, e agora depois que comecei a treinar, peguei Shape rápido, e não tenho dificuldade de desenvolver nenhum Grupo muscular, não seco mais porque sou indisciplinada com a dieta, e quando paro de treinar, não perco meus músculo facilmente e recupero mais rápido ainda com um bom treino e boa alimentação, eu tenho é que tomar cuidado pra não ficar grande demais isso sim. rs Porque esse não é meu objetivo.
 Eu vejo muitos Mesomorfos, existem também os Ecto mesomorfo, e Endo - mesomorfo, é a misturas dos tipos físicos. 


Agora para Os Mesomorfos, Endomorfos, Ecto-meso, Endo-meso...
Eu prometi vou dar umas dicas básicas... rs 

Uma alimentação Muito Boa para individuos que assim como eu também é um Mesamorfo, ou Ectoendomorfo, ou Endomesamorfo.
 Pode fazer Dietas com CICLO DE CARBOIDRATO, Existem várias Técnicas de ciclo de carboidrato, uma por exemplo, deixar Carboidratos para os momentos em que o seu corpo mais precisa.
EXEMPLO:
CAFÉ DA MANHÃ.
ANTES DO TREINO.
DEPOIS DO TREINO.

*3 Horários ótimos para consumir carboidrato, nos dias de treino pesado, Geralmente PERNAS pra mim, e pra maioria, é o dia que você pode comer uma quantidade a mais de carboidratos.

 COMER DE 3 EM 3 HORAS É PRIMORDIAL PARA MANTER O METABOLISMO ACELERADO, é incrível o resultado de quando você começa a comer de 3 em 3 horas, refeições equilibradas e fracionadas. Assim mantem o seu metabolismo sempre acelerado, pois seu corpo não economiza calorias para ter como reserva. (isso é uma das coisas que mais faz engordar)

COMER APENAS CARBOIDRATOS COMPLEXOS. Fato, coloque fibras como AVEIA no café da manhã, coma não muitas variedades, tente se contentar com 2 a 3 variedades e de IG o mais baixo que puder, Exemplo, Arroz Integral, Aveia, e Batata Doce...

Treino METABÓLICO, trabalhe com treinos Bi-Set, Super-Séries, 15 repetições acima, Pouco Descanso, Aeróbico sempre no Pós-Treino no mínimo 20 minutos (faz 30 pelo menos estrupício)

 Mais PROTEÍNA menos CARBOIDRATOS! 

Qualquer coisa que faça teu metabolismo acelerar, subir escadas, temperos que aceleram o metabolismo, como Canela, Curry, Pimenta, Mostarda.

Suplementos bacaaaaaaanas: WHEY PROTEIN ISOLADO, THERMOGÊNICOS, NO2, BLEND DE ÁCIDO GRAXOS (TIPO EFA, TRIPLE OIL, OMEGA 3-6-9). BCAA, GLUTAMINA. 
ENDOMORFO


> ENDOMORFO: 
Características básicas: 
- Alto percentual de gordura 
- Peso maior do que altura, pesados 
- Acumulam gordura facilmente, principalmente na região da barriga 
- Corpo de aparência redonda 
- Dificuldade em perder peso 
- Baixa definição muscular 
- Musculatura relativamente desenvolvida, escondida pela gordura 
- Braços e pernas curtos 
- Mãos e pés pequenos em comparação ao corpo 
- Pele macia 
- Cabelo fino 
- Cabeça em forma esférica 
- Rosto largo 

Endomorfos famosos: Fausto Silva, Jô Soares, George Foreman, Luciano Pavarotti, lutadores de sumô. 

Animais endo: Foca, elefante, baleia, vaca. 


Endomorfos são casos mais Sérios, dependendo do grau que a pessoa se encontra é necessário ajuda de um Endocrinologista.
  Endomorfos gostam muito de comer, essa galerinha precisa controlar essa ansiedade, e essa falta de controle.
 Endomorfos, precisam Desacostumar o Organismo dos Vícios alimentares, de maneira alguma provocar Picos de Insulinas, Nada de Doces, Carboidratos de IG alto, Carbos Simples.

DIETA LOW CARB! baixa quantidade de Carboidrato pelo menos por um tempo, até perder o excesso de gordura!

CARDIO EM JEJUM! (Perfeito)

NADA DE CARBOIDRATOS DEPOIS DAS 18:00 HORAS! 

Aeróbico, Aeróbico, Aeróbico, Aeróbico MENTALIZE ESSA PALAVRA: AERÓBICO! FAÇA MAS FAÇA MUITO VIU, 2 VEZES POR DIA, 1 HORA POR DIA, USE E ABUSE DESSA ATIVIDADE, DE TODAS AS FORMAS QUE ENCONTRAR!

NÃO ABUSE DAS FRUTAS, POR CAUSA DA FRUTOSE (1 PORÇÃO POR DIA, E DE FRUTAS DE IG BAIXO: MAÇÃ, PERA, ABACAXI.. ETC)

BEBA MUITAAAAAAAAAAAAAA ÁGUA! MÍNIMO 4 LITROS POR DIA, (MAS ISSO É VALIDO PARA TODOS OS TIPOS)

CHÁ VERDE NO MÍNIMO 1 LITRO POR DIA! (precisam muito perder a retenção subcutânea, precisa tomar muito chá verde, que é um diurético natural poderoso, e controlar o sódio)

SEMPRE PARA VOCÊ PERDER PESO VOCÊ PRECISA CONSUMIR MENOS CALORIAS DO QUE GASTA.

Suplementos para Endomorfos: WHEY PROTEIN, THERMOGÊNICOS CONCENTRADOS, CAFEÍNA, BCAA E AMINOÁCIDOS (PARA MANTER A MASSA MAGRA NOS CARDIOS),  ÓLEO DE CARTAMO E BLOQUEADORES DE CARBOIDRATOS NO GERAL. 

É isso aí galera espero que tenha dado pra ter uma noção, é muita coisa pra explicar sabem...
Espero do fundo do coração que vocês tenham se interessado, e tenham tomado atitude de pesquisar mais, procurar ler mais, para aprender cada vez mais a conhecer seu própio corpo, saber seu tipo físico com exatidão já é um grande passo rumo ao conhecimento, já da pra ter uma direção agora não é mesmo. 

Beijo Grande para Todos os meus leitores, SUCESSO nessa Grande GUERRA METABÓLICA E ANABÓLICA! 

Biah Quiles! =*


15 comentários:

  1. Ótimo post lindaa, esclarece bastante coisa, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Mto bom este post...
    Explicativo, e da pra entender super bem...

    me segue...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. biahhh eu to fazendo 30 minutos de bike e 20 de esteira , antes do treino , e to sentindo q nao consigo fazer meu treino dps me sinto bem fraquinha , vc acha q devo troca a ordem primeiro treino e depois o aerobico ?!?! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEEEEEEM DUVIDA menina! Guarda toda sua energia, disposição e força para os treinos, eles são de extrema importancia, queima mais calorias que uma esteira, então treino bastante, e quando estiver saindo do treino, tome sua proteína, para recuperar os aminoácidos perdidos, depois vai para esteira, não precisa tomar seu whey com dextrose, vc só precisa recuperar a sintese proteica, e enquanto seu corpo está com glicogênio bem baixo ele vai ter que usar um pouco da sua gordura como fonte de energia, é bem parecido com o cardio em jejum! Boa Sorte. Bjos

      Excluir
  4. Biah que post maravilhoso!!! acompanho seu blo há um tempo mas só hj tive coragem de comentar, e só assim pude entender um pouco mais sobre meu tipo que é endomorfo. Não sou gordinha como os exemplos ai em cima, mas acumulo muita gordura na barriga. Em tres meses ja senti grande diferença nas pernas e braços mas a pança ta f... e se poder tire minha dívida: posso fazer cardio em jejum, chegar esperar 0s 30 mim, tomar café e em seguida ir treinar?? no mais adoro seu blog e te acho linda.Inspiração.bjos, Georgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela Pergunta Georgia!
      PODE! Inclusive eu fiz isso por um bom tempo! Eu sequei muito na época fazendo isso, e muito rápido, Exatamente você faz 30min em velocidade moderada/lenta até você ficar ofegante, mas não precisa trotar, você pode fazer uma caminhada acelerada, pode tomar termogenicos, pode tomar café sem açucar, deve tomar 500ml de água, pode tomar Bcaa e Aminácidos para evitar o catabolismo! Esperar 30min. Comer uma refeição Com carbos Complexos, Fibras e Proteinas, como Aveia e Whey Protein, claras de ovos. esperar cerca de 30min e ir treinar! Perfeitooo.. depois resto do dia é comer e se alimentar bem! ;) Bjossss

      Excluir
  5. Biah, como sempre mandando posts maravilhosos. ESte foi incrivel e eu partilarmente adorei. Realmente esclarece muita coisa e tuas orientações são muito boas.
    Mes que vem como ja te disse começo a malhar e vou seguir todas os teus passos ( mestre ).
    Alias, fechei meu face, mas não quero perder contato contigo.
    Grande abc pra ti e por favor não deixe de postar ok.
    Washington Chitos ( do face )

    ResponderExcluir
  6. SÓ EXISTE ESSAS 3 DEFINIÇOES?

    CREIO Q EU SEJA ENDOMESO POIS NAO ME ENCAIXO EM NENHUMA DESSAS 3

    MINHA CINTURA É FINA E OMBROS TAMBEM, MAS TENHO GORDURA NOS BRAÇOS, NA COXA E NAS NADEGAS, FORMATO TRIANGULAR

    Endomeso: ganha peso com facilidade, com gordura concentrada nos quadris, nas coxas e nas nádegas, além de braços gordos. Ombros e peito estreitos, cintura média, e tônus muscular forte sob a camada de gordura. Forma: triângulo.

    ResponderExcluir
  7. biah

    eu sou endomorfo mas tenho 1,75 de altura e 80kg tenho boa definicao nos bracos e pernas por treinar porem tenho uma pancinha que nao sai nunca como devo proceder para acabar de uma vez com isso sem passar fome , ? bjo

    ResponderExcluir
  8. Querido Anonimo, Essa sua "pancinha" com certeza é o acumulo de calorias a mais, carboidratos simples, entenda que celulas de gorduras nesse reservatório, só existe uma forma de sair que é no bisturí, mas você pode fazer com que elas fiquem murchinhas e quietinhas, lembre-se que o alimento predileto para que elas cresçam são as besteiras derivadas do Açucar, Óleo, Farinha Branca, e todo e qualquer tipo de alimento refinado, Comer mais do que deve é uma forma de acumular gordura nessa região e alimentar essas celulas inimigas, lembre-se que tudo o que você come a mais do que você gasta fica reservado pelo seu organismo. Reservado bem aí nas celulas adiposas!
    Portanto você não precisa passar fome, é somente se reabilitar a comer de 3 em 3 horas em porções fracionadas somente do que o seu corpo necessita, cortar as besteiras e deixar para comer de vez em quando no fim de semana, fazer atividade aeróbica pelo menos 3x na semana. De preferência não comer carboidrato a noite, aliás deve-se dar muita atenção para o que come a noite. Evitando ao máximo alimentos muito calóricos.
    Faça isso, fique 4 semanas sem comer besteiras, apenas proteinas, carboidratos complexos e gordura vegetal boa. E como suplementação faça o uso de Thermogênico, recomendo LIPO 6 BLACK, OXYELIT PRO ou REDLINE ULTRA HARD CORE + EFA LEAN da Labrada Nutrition.
    Qualquer duvida me envie um e-mail no:
    bianca_quiles@hotmail.com
    Bjos e Obrigada por acompanhar o Blog!

    ResponderExcluir
  9. simplesmente perfeito!sou ectomorfo! engraçado que você escrevendo sentia que estava falando p mim.. hahah muito bom! Obrigada Biah!

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia tô acompanhando vc a algum tempo e estou frequentando a academia a 3meses já queimei 16k fazendo dieta e frequentando academia 5vezez na semena sigo muito suas orientação parabéns me espero muito em vc continue postando não nos abandone bjo carol

    ResponderExcluir
  11. Post maravilhoso!! Ajudou bastante..

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia.. meu nome é Monalisa, queria tirar uma duvida contigo, eu treino a mais ou menos 1 ano,sou gorda, peso 97kg e tenho 1,78 e por incrível que pareça pego pesado no treino, mas não consigo fazer dieta, vivo de altos e baixos. No post, você disse que ectomorfo pode tomar whey protein, bcaa e entre outros, isso não prejudicaria a perca de gordura? Beijão, sou sua fã!

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! Acho que me encaixo no mesomorfo. Meu corpo parece um pouco com o seu no seu inicio de academia. Pernas e bb grandes. Comecei a malhar há 3 meses, meu peso continua o mesmo, mas quem me viu antes de malhar e agora, diz que eu afinei. Só que as calças que antes estavam cedendo, agora voltaram a apertar. Minhas pernas voltaram a aumentar e eu entrei em desespero, rs. Mas agora sabendo que é normal, fico mais aliviada. Trocando gordura por massa magra. Só preciso melhorar minha alimentação. Diminui muita coisa, como chocolate e refrigerante, açucar e fritura. Mas dá pra melhorar mais!. =)

    ResponderExcluir

Suplementos Importados?